segunda-feira, 20 de junho de 2011

A ARTE FOTOGRÁFICA DO HOLANDÊS RUUD VAN EMPEL CHEGA AO BRASIL

















Biografia
Ruud Van Empel nasceu na cidade de Breda em 1958, holandês que vive e mora em Amsterdã , formado em Belas Artes, estudou na academia de artes plásticas de Sint Joost, em sua cidade natal, entre 1976 a 1981. Ele já atuou como designer, cenógrafo de teatro, diretor de arte de televisão e em diversas produções cinematográficas e mais.
Sua poética consiste em por meio de softwares de manipulação e criação de imagens, ele situa pessoas, especialmente crianças negras, em ambientes naturais ou criados pelo homem. A cada elemento agrega muitos detalhes revisitando, deste modo, a escola do Hiper-realismo, seguindo aí uma tendência que pode ser observada na produção inglesa atual. Com estes trabalhos ele abre, sem dúvida, um nicho de produção e criação a partir do emprego destes softwares.
As suas crianças negras carregam o olhar de descobrimento, curiosidade e ingenuidade.Uma aura de pureza antes só relacionada à criança branca, principalmente, as louras, devido ao surgimento desta pinturas no século XVIII na Europa.
O trabalho de Ruud ganhou uma exposição especial aqui no Brasil, durante o São Paulo Fashion Week Verão 2012, com abertura na segunda-feira 13.06 . As obras estarão disponíveis para visitação de quem estiver na Bienal até o fim da temporada de moda paulistana, que encerra no dia 18 de junho.
Van Empel trabalha com fotografias que mais parecem desenho e tem todo um processo especial e detalhista de produção: primeiro, ele fotografa os modelos em seu estúdio e depois une essas imagens à fotografias de ambientes externos, como paisagens, plantas e animais. As roupas também são fotografadas separadamente, em manequins. A montagem é feita por meio digital e a composição final parece uma ilustração em alta definição.
De cores e contrastes fortes, o trabalho de Van Empel muitas vezes tem crianças como personagens principais, geralmente enquadradas em ambientes cheios de informação, criando imagens ao mesmo tempo instigantes e etéreas.
Rudolph Franciscus Maria van Empel graduado Cum Laude da Academie St. Joost, Breda (1976-1981) como um designer gráfico . Tendo trabalhado brevemente como um designer, ele dedicou a sua atenção para fazer fitas de vídeo livre e encenado da fotografia . A partir de meados dos anos oitenta em diante ele foi como um designer criativo de decoração teatro e foi diretor artístico da televisão e várias produções cinematográficas.Ele também produziu cartazes para filmes, programas culturais e organizações.
Em meados dos anos noventa, ele decidiu desenvolver-se ainda mais como artista visual. Sua primeira foto da série The Office têm direito (1995-2001), Estudo para a Mulher (1999-2002) e Study in Green (2003). Ele apresentou sua primeira exposição individual no Museu Groninger em 1999 sob o título de Waterpas Optisch recht? (Nível ou opticamente reta?)
Seu sucesso internacional veio com sua série de trabalhos intitulada World, Lua, Vênus (2005-2008). Estes foram os primeiros exibiu na exposição Retratando Eden, compilado por Deborah Klochko, na George Eastman House . Muitas exposições seguidas e o Sir Elton John coleção de fotos é apenas uma das muitas coleções que agora contêm exemplares de seus trabalhos.
Método de trabalho Van Empel é um problema complexo. Ele fotografias 4 ou 5 modelos profissionais em seu estúdio e leva muitas fotografias detalhadas das folhas, flores, plantas e animais. As fotos modelos são misturados com estas imagens utilizando o programa Photoshop e com a roupa fotografada separadamente em um manequim de alfaiate. Desta forma, ele cria novas imagens, principalmente de crianças, em preto e branco, situado num paradisíaco ambiente.
Conheça sua obra e se encante – alguns dos trabalhos de Van Empel na nossa galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL :BENIN ESTÁ VIVO AINDA LÁ - ANCESTRALIDADE E CONTEMPORANEIDADE