sábado, 7 de novembro de 2009

Arthur Bispo do Rosário e sua obra única


Arthur Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba, Sergipe. A data é controversa e pode ter sido em 1911 (conforme registros da Ligth, onde trabalhou por quatro anos) ou em 1909 (segundo a Marinha de Guerra do Brasil, a qual se dedicou entre 1925 e 1933). Durante o período de internamento impregnou em sua obra a tradição dos bordados feitos pelos homens na terra natal. Eles bordavam as vestes e os arranjos dos santos das festas religiosas.
Talvez tenha sido esta a motivação original para o artista bordar mantos, fichários de nomes e até um carrossel francês antigo, além de outras peças do vestuário. Vivendo pela arte e para a arte, o artista também fez esculturas e instalações.
O período em que atuou na Ligth, empresa de energia elétrica de São Paulo e Rio, e na Marinha brasileira também lhe serviram de inspiração para a construção de sua vasta obra. Desenhos de navios, funções exercidas na Marinha e lugares por onde passou são referências sempre constantes nas obras. Fascínio especial, uma quase obsessão, ele tinha pelos nomes das pessoas que conheceu ou conviveu. Esses nomes aparecem meticulosamente organizados e repetidos em algumas peças bordadas.
Considerado um representante do início da Arte Contemporânea, Bispo do Rosário começou a fazer arte antes de ser internado. Há um desenho dele da década de 30, um estudo de objeto para a construção de um veleiro.No hospital psiquiátrico, ele encontrava parte da matéria-prima que utilizou no lixo. A compra e a troca de objetos também lhe serviram de meios para conseguir os materiais. Antes de ser descoberto como artista, Bispo do Rosário pacientemente desfiava uniformes e lençóis para obter os fios de seus bordados. Por ter sido lutador de boxe, permaneceu longo período em cela forte. Depois de ter conquistado o respeito de funcionários e colegas, passou a ser o Xerife, ao ganhar a responsabilidade de cuidar de outros pacientes.
Bispo do Rosário faleceu no hospital psiquiátrico em 1989, após quase 50 anos de recolhimento. Os últimos 25 anos de vida foram sem nenhuma saída do hospital, em isolamento, "à margem dos caminhos da sociedade, do mundo da arte, do progresso tecnológico", lembra o curador. Há 802 obras assinadas por ele no acervo do Museu Bispo do Rosário. A coleção de Arthur Bispo do Rosário foi tombada em 1992.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Kato, Gisele. O artista redentor. São Paulo, Revista Bravo!, 2003.
Lázaro, Wilson. (org.) "Arthur Bispo do Rosário - Século XX" Cosac Naify.
Silva,Jorge Anthonio. Arthur Bispo do Rosário - Arte e Loucura
Hidalgo,Luciana. Arthur Bispo do Rosário O Senhor do Labirinto Ed Rocco
Burrowes,Patricia O Universo Segundo Arthur Bispo do Rosário
DIVERSOS.A Vida ao Rés-do-Chão.Artes de Arthur Bispo do Rosário Ed Sete Letras

3 comentários:

  1. Vamos propagar a Arte Povera. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O SEU BLOG, SEU ESTUDO SOBRE O ARTISTA ME AJUDOU A COLHER INFORMAÇÕES E IMAGENS PARA A AULA DE ARTES QUE ESTOU PREPARANDO PARA OS MEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir

VISITE A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL :BENIN ESTÁ VIVO AINDA LÁ - ANCESTRALIDADE E CONTEMPORANEIDADE