terça-feira, 5 de maio de 2009

A Arte Egípcia


A civilização egípcia foi uma das mais importantes da Antigüidade e também muito rica em suas manifestações culturais. A religião era o aspecto mais significativo de sua cultura, orientando sua produção artística. Assim, os antigos egípcios acreditavam firmemente na vida depois da morte e a maior parte de sua arte encontra-se em túmulos e monumentos. Infelizmente, muito da arte egípcia desapareceu, ladrões saquearam tumbas e ruínas e a maior parte do que se conhece chegou até hoje através de sua escrita.

PINTURA

Os egípcios antigos começaram a pintar aproximadamente há seis mil anos. Os artistas egípcios pintavam sobre as paredes dos templos e palácios, mas grande parte de seus melhores trabalhos é vista em tumbas. Como outros povos primitivos, os egípcios acreditavam que a arte era uma maneira mágica de transportar coisas deste mundo até o mundo para onde as pessoas iam depois da morte. Os artistas decoravam as tumbas com afrescos que mostravam pessoas e objetos relacionados com a vida do morto. Alguns especialistas acreditam que eles queriam certificar-se de que os deuses compreendiam os afrescos, de maneira que as pessoas mortas pudessem recuperar seus bens no outro mundo. Isto explicaria por que os artistas egípcios pintavam de acordo com regras rigorosas que quase não se alteraram durante milhares de anos. As figuras por eles desenhadas parecem rígidas. As cabeças humanas são sempre pintadas de perfil. Os ombros e o corpo voltam-se para a frente, e os pés, para um lado. As pessoas importantes nas pinturas do Egito antigo aparecem maiores do que as outras.Os artistas pintavam as tumbas apenas para os deuses e as almas dos mortos. As tumbas eram trancadas e se pretendia que os afrescos lindamente coloridos nunca mais fossem vistos.

ESCULTURA

A escultura egípcia desenvolveu-se no Egito há cerca de 3.000 a.C. e continuou sem mudanças por mais de três mil anos. Era feita para reverenciar uma pessoa ou comemorar um acontecimento. Estátuas de reis e rainhas que os egípcios consideravam deuses, eram feitas em tamanhos enormes. Faraós incentivavam e financiavam os artistas. Uma das estátuas mais bonitas é o busto da Rainha Nefertiti, onde um rosto ainda jovem, mostrava traços perfeitos e melancólicos. Relevos eram esculpidos nas paredes dos templos retratando cerimônias religiosas ou grandes acontecimentos como batalhas importantes. Os escultores egípcios também entalhavam estátuas em madeira ou pedra para serem colocadas em sepulturas para representar o morto. Estas figuras mostravam cenas da vida cotidiana iguais às atividades que se acreditava que o morto iria desempenhar no outro mundo. Suas oficinas eram muito organizadas, aprendizes faziam o trabalho mais pesado do começo do entalhe, escultores práticos realizavam o entalhe final e o acabamento ficava para o especialista, que mais tarde tornava-se um chefe da oficina. Elmos, escudos e taças eram primeiro entalhadas em madeira e depois cobertas de folhas de ouro ou prata que eram marteladas até adquirirem a forma desejada. Estas pequenas esculturas faziam parte da decoração de palácios.

ARQUITETURA

A arquitetura egípcia tem características pesadas, identificando durabilidade e solidez. Ao observá-las, percebemos um clima misterioso e um sentimento de eternidade. As pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos são as obras arquitetônicas mais antigas do Egito juntamente com a esfinge do faraó Quéfren. Elas foram construídas com toneladas de pedras magnificamente lapidadas. Seu interior era um labirinto que levava à câmara funerária, onde ficava a múmia do faraó e seus pertences.
Os templos e túmulos são também monumentos de grande expressão e se classificam em Pirâmide (túmulo real, destinado ao faraó), Mastaba (túmulo para a nobreza) e Hipogeu (túmulo destinado à gente do povo). As colunas egípcias de dividem em Palmiforme (flores de palmeira), Papiriforme (flores de papiro) e Lotiforme (flor de lótus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL :BENIN ESTÁ VIVO AINDA LÁ - ANCESTRALIDADE E CONTEMPORANEIDADE